PUBLICIDADE

Mundo

Juiz dos EUA ordena que crianças sejam devolvidas a famílias

Juiz aceitou pedido de ONG americana de direitos civis

27 jun 2018 - 09h00
(atualizado às 11h00)
Compartilhar
Exibir comentários

Um juiz da Califórnia ordenou que as autoridades de fronteira dos Estados Unidos reúnam as famílias de imigrantes separadas pela política de "tolerância zero".

A ordem, emitida na noite de ontem (26) pelo juiz Dana Sabraw em San Diego, deve ser cumprida em até 30 dias. As crianças com menos de 5 anos de idade terão que ser entregues aos pais em até 14 dias.

A decisão é favorável a um pedido apresentado pela ONG de direitos civis e liberdades individuais American Civil Liberties Union (ACLU), para uma menina de 7 anos que foi separada da mãe congolesa e para outro jovem de 14 anos afastado da mãe brasileira. Mais de 2 mil crianças foram separadas nas últimas semanas de seus pais nos Estados Unidos e ficaram em abrigos. Tratam-se de famílias de imigrantes ilegais retidos nas fronteiras pela política de "tolerância zero" do governo de Donald Trump, adotada em maio.

Pressionado e criticado, Trump voltou atrás e assinou um decreto na semana passada que impede que novas famílias sejam separadas.

O governo alegava que a medida era necessária para desencorajar adultos de viajarem de maneira ilegal com seus filhos e de impedir que traficantes de seres humanos e coiotes se aproveitem de menores de idade para cruzarem a fronteira.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade