PUBLICIDADE

Mundo

Jovens se enjaulam diante da ONU em repúdio a política imigratória dos EUA

17 jun 2019 - 15h13
Compartilhar
Exibir comentários

Adolescentes se postaram dentro de uma jaula de metal diante da sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Genebra nesta segunda-feira para enfatizar um protesto de ativistas norte-americanos e mexicanos que exigem que crianças imigrantes sob custódia dos Estados Unidos sejam devolvidas aos pais que postulam asilo.

Adolescente em jaula protesta contra política imigratória dos Estados Unidos em frente à sede da ONU, em Genebra
17/06/2019 REUTERS/Denis Balibouse
Adolescente em jaula protesta contra política imigratória dos Estados Unidos em frente à sede da ONU, em Genebra 17/06/2019 REUTERS/Denis Balibouse
Foto: Reuters

O presidente dos EUA, Donald Trump, fez da redução da imigração ilegal uma de suas principais políticas de governo em meio a um surto de imigrantes que tentam cruzar do México para os EUA.

O México fez um acordo com Washington 10 dias atrás para evitar tarifas punitivas em retaliação à imigração, o que obriga os postulantes de asilo majoritariamente centro-americanos a esperarem o desfecho de seus pedidos de asilo em solo mexicano.

    Jovens dentro de uma jaula de metal negra usaram camisetas com a frase #SalasdeaulaNãoJaulas durante um protesto diante da sede europeia da ONU.

    Os manifestantes portavam cartazes dizendo "Crianças não deveriam ser trancadas. Ponto final".

    No ano passado, a Federação Americana de Professores (AFT) apresentou uma queixa ao Conselho de Direitos Humanos da ONU a respeito do que chama de "política implacável (dos EUA) de separar crianças imigrantes de suas famílias, que vêm às nossas fronteiras procurando asilo e proteção".

    "Nos últimos cinco meses, 2.500 crianças foram separadas de seus pais na fronteira EUA-México. Isso apesar de uma ordem de um juiz para parar e reunificar as crianças", disse Randi Weingarten, presidente da AFT, a uma pequena plateia.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade