PUBLICIDADE

Mundo

Johnson diz que bola do Brexit está no campo da UE

7 out 2019 - 15h57
Compartilhar
Exibir comentários

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, disse à União Europeia nesta segunda-feira que a bola do Brexit está no campo europeu e que agora a UE deveria debater urgente e detalhadamente sua proposta para romper o impasse nas conversas antes da saída de seu país no dia 31 de outubro.

Primeiro-ministro britânico, Boris Johnson
03/10/2019
REUTERS/Henry Nicholls
Primeiro-ministro britânico, Boris Johnson 03/10/2019 REUTERS/Henry Nicholls
Foto: Reuters

Faltando somente 24 dias para tanto, os dois lados estão se posicionando para evitar a culpa por um adiamento ou um caótico Brexit sem acordo.

    Líderes da UE reagiram com frieza às propostas de última hora de Johnson para superar o impasse, indicando o quanto as duas partes divergem no tocante à primeira desfiliação de um Estado soberano do bloco.

    "O que estamos dizendo aos nossos amigos é (que) esta é uma oferta muito generosa, justa e sensata que fizemos. O que gostaríamos de ouvir de vocês agora é quais são suas ideias", disse Johnson.

    "Se vocês têm problemas com qualquer uma das propostas que criamos, então vamos entrar nos detalhes e debatê-los", disse ele aos repórteres, reiterando sua posição de que o Reino Unido sairá da UE em 31 de outubro. 

    O premiê prometeu diversas vezes que cumprirá tal prazo e que preferia estar "morto em uma vala" do que pedir uma nova prorrogação da data de retirada.

    Uma lei aprovada por seus oponentes políticos o obriga a escrever à UE pedindo um adiamento se não conseguir firmar um acordo até 19 de outubro, o dia seguinte a uma cúpula com todos os 28 líderes nacionais em Bruxelas.

    Um tribunal escocês rejeitou na segunda-feira uma iniciativa de ativistas que queriam uma ordem para forçar Johnson a pedir um adiamento para o Brexit, argumentando que o governo ofereceu à corte garantias de que obedecerá a lei.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade