PUBLICIDADE

Joe Biden renomeia Jerome Powell como presidente do Fed

22 nov 2021 18h14
| atualizado às 19h57
ver comentários
Publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, confirmou Jerome Powell como presidente do Federal Reserve para um segundo mandato e nomeou Lael Brainard, atual governador do Banco Central, como vice-presidente.

Joe Biden renomeia Jerome Powell como presidente do Fed
Joe Biden renomeia Jerome Powell como presidente do Fed
Foto: AFP / Ansa - Brasil

Durante evento na Casa Branca, Biden citou a liderança firme e decisiva de Powell como importante para justificar sua decisão. "Estou confiante de que o foco de Jerome Powell e Lael Brainard em manter a inflação baixa e os preços estáveis, bem como seu compromisso com o pleno emprego, tornarão nossa economia mais forte do que nunca", disse o democrata.

Além disso, o presidente americano explicou que, embora o país ainda enfrente dificuldades para sair da pandemia, seu governo fez enormes progressos para reavivar a economia e fazer com que os americanos voltassem ao trabalho.

"Desde que o presidente [do Fed] assumiu mais de 5,6 milhões de empregos foram criados, a taxa de desemprego caiu para 4,6% e a velocidade de nossa recuperação superou a dos demais países desenvolvidos", afirmou a Casa Branca.

Segundo o comunicado, "Powell ofereceu liderança consistente durante um período de dificuldades sem precedentes, incluindo a pior desaceleração econômica em nossa história moderna e os ataques à independência do Fed".

Por fim, o governo democrata ressalta que, durante este período, Brainard desempenhou também um papel fundamental para o Fed, trabalhando com Powell, e especificou que ainda há três nomeações no conselho, que serão feitas no início de dezembro.

Após o anúncio, a reação de Wall Street foi imediatamente positiva.

Ansa - Brasil   
Publicidade
Publicidade