PUBLICIDADE

Mundo

Jatos de coalizão atingem enclave do Estado Islâmico no leste da Síria

11 fev 2019 - 17h35
Compartilhar
Exibir comentários

Aviões de guerra de uma coalizão liderada pelos Estados Unidos atingiram o último bastião do Estado Islâmico no leste da Síria, e centenas de civis fugiram do enclave sitiado nesta segunda-feira, enquanto caças apoiados pelos EUA persistiam na campanha para dominá-lo.

Membro de Forças Democráticas da Síria perto de veículo militar em Baghouz 11/2/2019 REUTERS/ Rodi Said
Membro de Forças Democráticas da Síria perto de veículo militar em Baghouz 11/2/2019 REUTERS/ Rodi Said
Foto: Reuters

Caças da coalizão sobrevoavam a região, enquanto colunas de fumaça branca emergiam da área de Baghouz, que se situa a pouca distância da fronteira iraquiana e é controlada pelo Estado Islâmico, disse uma testemunha da Reuters.

    As Forças Democráticas da Síria (SDF), que expulsaram o Estado Islâmico de partes do norte e do leste sírio com apoio da coalizão, lançaram uma ofensiva para capturar o enclave da província de Deir al-Zor no sábado.

    Os jihadistas estão resistindo com firmeza e tentaram contra-atacar novamente na manhã desta segunda-feira, de acordo com Mustafa Bali, chefe do escritório de mídia das SDF. Cerca de 1.500 civis fugiram do enclave nesta segunda-feira, acrescentou.

    Combatentes das SDF observaram uma coluna de ao menos 17 caminhões repletos de homens, mulheres e crianças partir de Baghouz ao longo de uma estrada empoeirada rumo a territórios comandados pelas SDF. Mulheres e crianças se espremiam nas traseiras de um dos caminhões.

    Algumas das pessoas em fuga se identificaram como iraquianas.

    "Parece que ainda há muitos civis dentro de Baghouz", disse Bali. "Somos compelidos a entrar nesta batalha com cautela e precisão."

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade