PUBLICIDADE

Mundo

Japão endurece medidas anti-Covid para provenientes da China

País vive uma explosão no número de novos casos da doença

4 jan 2023 - 09h31
(atualizado às 10h01)
Compartilhar
Exibir comentários

O governo do Japão decidiu nesta quarta-feira (4) endurecer suas medidas de controle nas fronteiras para viajantes provenientes da China, país que vive uma explosão de novos casos de Covid-19 nas últimas semanas.

Japão exigirá teste de Covid negativo de viajantes da China
Japão exigirá teste de Covid negativo de viajantes da China
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, em entrevista coletiva após visita ao santuário de Ise Jingu, na província de Mie.

De acordo com o premiê do Japão, a partir do próximo domingo (8) os visitantes vindos da China deverão apresentar um teste anti-Covid negativo antes do embarque e serão submetidos a um novo exame na chegada ao território japonês.

Além disso, as autoridades nacionais continuarão a garantir que as companhias aéreas não aumentem exponencialmente os voos diretos da China.

"Decidimos fortalecer as medidas temporárias em consideração aos resultados dos testes daqueles que entraram no Japão vindos da China continental durante os feriados de fim de ano e Ano Novo", declarou Kishida, citado pela agência de notícias Kyodo.

Segundo o portal, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, criticou a ação do Japão e fez um alerta contra a adoção de "práticas discriminatórias" e o uso de medidas de prevenção para se envolver em "manipulação política".

Desde o fim de dezembro passado, quando os casos de Covid-19 na China bateram recordes diários, muitos países da região e também da Europa, incluindo a Itália, e das Américas voltaram a exigir o teste para permitir a entrada sem um período de isolamento de quem sai do país asiático - sejam cidadãos chineses ou não. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade