PUBLICIDADE

Mundo

Japão amplia restrições contra Covid-19 e Ômicron causa recorde de infecções

19 jan 2022 - 09h47
Compartilhar
Exibir comentários

O Japão ampliou nesta quarta-feira as restrições contra a Covid-19 na capital Tóquio e em uma dezena de regiões cobrindo metade da população, enquanto a variante Ômicron do coronavírus provoca um recorde de novas infecções. 

Já em vigor em três regiões, as medidas, que devem durar da próxima sexta-feira até o dia 13 de fevereiro, foram oficializadas pelo primeiro-ministro, Fumio Kishida, após a aprovação de um painel de especialistas no início do dia. 

"Estamos batalhando contra um vírus desconhecido, e espero que possamos superar essa situação com preparação suficiente e sem medo excessivo", disse Kishida. 

As medidas "quase emergenciais", como são chamadas, permitem que governadores limitem a mobilidade e as atividades de empresas, encurtando horários de operações de bares e restaurantes, e barrando as vendas de álcool.

"Embora as medidas não sejam tão eficientes como quando os números são menores, eu acredito que elas ainda possam mitigar as coisas", disse  Gautam Deshpande, médico do Hospital Internacional St. Luke em Tóquio. "Apenas metade do cavalo saiu do celeiro até agora." 

O Japão registrou mais de 32 mil novas infecções pela Covid-19 na terça-feira, uma marca mostrada pela rede NHK, superando a máxima de agosto após Tóquio receber os Jogos Olímpicos de verão. 

Tóquio estabeleceu um recorde diário na quarta-feira com 7.377 novas infecções, assim como a região de Osaka, com 6.101. 

O país registrou um total de casos de 1.924.937 e de 18.436 mortes na pandemia. 

Embora a Ômicron seja mais infecciosa que variantes anteriores, ela parece causar doenças menos graves, mas especialistas em saúde pública ainda se preocupam de que uma onda de casos possa sobrecarregar o sistema de saúde. 

O Japão declarou estados de emergência quatro vezes durante a pandemia, e vacinou cerca de 80% de sua população de 126 milhões de pessoas, embora seu programa de doses de reforço tenha chegado a apenas 1,2% da população. 

As autoridades "arrastaram seus pés com as doses de reforço", acrescentou Deshpande. 

O Japão aplicou restrições quase emergenciais neste mês em três regiões que possuem instalações militares dos Estados Unidos, depois que surtos da doença nas bases parecem ter transbordado para comunidades ao redor. 

A taxa de ocupação de leitos hospitalares para pacientes da Covid-19 em Tóquio, número monitorado com atenção pelas autoridades, subiu para 25,9% na quarta-feira. Um aumento para 50% pode levar a aplicação de um estado total de emergência, afirmaram autoridades. 

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade