0

Jacinda Ardern lança campanha pela reeleição na N. Zelândia

Premiê é celebrada como exemplo de combate a pandemia

8 ago 2020
11h00
atualizado às 13h27
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Celebrada mundialmente como exemplo no combate à pandemia do novo coronavírus, a primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, do Partido Trabalhista, lançou neste sábado (8) sua campanha pela reeleição.

A trabalhista Jacinda Ardern lidera pesquisas para eleições de setembro
A trabalhista Jacinda Ardern lidera pesquisas para eleições de setembro
Foto: EPA / Ansa - Brasil

No poder desde outubro de 2017, a premiê lidera as pesquisas para as eleições legislativas de 19 de setembro, quando os neozelandeses escolherão os 120 membros da Câmara de Representantes.

Até o início do ano, as sondagens mostravam uma disputa equilibrada entre o Partido Trabalhista e o Partido Nacional, de centro-direita, mas Ardern disparou na frente após a eclosão da pandemia e hoje tem mais de 50% das intenções de voto.

A Nova Zelândia é um dos países mais bem-sucedidos no combate ao novo coronavírus e acumula 1.569 casos e 22 mortes. Com 5 milhões de habitantes, o país eliminou a transmissão comunitária do Sars-CoV-2 e está há cerca de 100 dias sem registrar contágios originários de fontes desconhecidas.

"Quando as pessoas perguntam se essa é uma 'eleição Covid', minha resposta é: 'sim, é'", disse Ardern, 40 anos, em seu evento de lançamento de campanha, em Auckland. A primeira-ministra prometeu um plano de US$ 205 milhões para criar 40 mil empregos e estimular a recuperação econômica no pós-pandemia.  

Veja também:

A igreja que conecta fiéis a Deus com a ajuda do álcool
Ansa - Brasil   
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade