PUBLICIDADE

Mundo

Itália tem menor número de mortes por Covid desde 7/3

Apesar disso, autoridades mostram preocupação com vida noturna

24 mai 2020 - 13h37
(atualizado às 14h52)
Compartilhar
Exibir comentários

A Itália registrou neste domingo (24) o menor número de mortes na pandemia do novo coronavírus em quase 80 dias.

Casal se abraça em parque do Milão neste domingo (24), enquanto contágios por coronavírus na Itália continuam em queda
Casal se abraça em parque do Milão neste domingo (24), enquanto contágios por coronavírus na Itália continuam em queda
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

O balanço da Defesa Civil contabiliza 50 novos óbitos, menor cifra diária desde 7 de março, quando haviam sido confirmadas 36 mortes. Com isso, o total de vítimas do Sars-CoV-2 no país chegou a 32.785.

O baixo número se explica pelos dados da Lombardia, epicentro da pandemia na Itália e que não teve nenhuma nova morte neste domingo. Isso pode ter sido causado pela não transmissão das estatísticas de hospitais e prefeituras para o governo regional, algo que já havia acontecido em outros fins de semana.

Já o número de novos casos neste domingo, 531, é o menor desde 18 de maio (451) e o segundo menor desde 3 de março (466) - o balanço inclui 285 infecções registradas na Lombardia.

A cifra de curados subiu para 140.479, enquanto os casos ativos (que descartam pacientes mortos e recuperados) caíram para 56.594, acumulando quase um mês de quedas consecutivas.

Os dados da Defesa Civil mostram que a reabertura de livrarias e lojas de produtos para crianças, em 14 abril, e das indústrias de manufatura e construção civil, em 4 de maio, não provocou um recrudescimento da pandemia.

Agora as autoridades italianas aguardam os efeitos do relaxamento da quarentena iniciado no último dia 18, quando foram reabertos restaurantes, bares, salões de beleza, comércios, praias e igrejas.

Durante o fim de semana, prefeitos e governadores manifestaram preocupação sobretudo com as aglomerações em bares durante a noite e até anunciaram medidas para coibir a "movida", palavra espanhola que acabou incorporada ao léxico italiano como sinônimo de vida noturna e "happy hour".

A orla de Nápoles foi tomada por milhares de pessoas - muitas delas sem máscaras - na madrugada deste domingo, mesmo com os bares respeitando a ordem de fechar as portas às 23h de sábado.

"Não consegui dormir com tantas buzinas e risadas. Havia aglomerações de jovens, as pessoas pareciam enlouquecidas depois de dois meses de quarentena", disse uma napolitana que mora perto da orla.

Já Attilio Fontana, governador da Lombardia, reclamou das aglomerações em diversas cidades da região e afirmou que está pronto a impor novas restrições para "evitar que todo o trabalho feito até aqui seja em vão".

Para esta segunda-feira (25), está prevista a reabertura de academias e piscinas em todo o país, com exceção da Lombardia.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade