PUBLICIDADE

Mundo

Itália registra mais um recorde de casos de coronavírus em 24h

Foram quase 25 mil contágios confirmados em um único dia

28 out 2020 - 13h44
(atualizado às 14h17)
Compartilhar
Exibir comentários

A Itália registrou nesta quarta-feira (28) mais um recorde de casos do novo coronavírus para um único dia, com 24.991 contágios em 24 horas, cerca de 3 mil a mais que na última terça (27), data com a maior marca até então.

Protesto contra medidas restritivas anti-Covid em Roma, na Itália
Protesto contra medidas restritivas anti-Covid em Roma, na Itália
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Esse já é o 12º recorde de casos nos últimos 15 dias, de acordo com os números divulgados pelo Ministério da Saúde. Segundo o boletim, o país processou 198.952 exames RT-PCR em 24 horas, maior cifra desde o início da pandemia, e o total de pessoas já infectadas subiu para 589.766.

Também foram registrados 205 óbitos em um dia, contra 221 da última terça, elevando o total de vítimas confirmadas do novo coronavírus em solo italiano para 37.905. O número de mortes nesta quarta é equivalente às cifras diárias da primeira quinzena de maio, quando o país ainda estava em lockdown.

De acordo com o Ministério da Saúde, também é a primeira vez desde 5 de maio que a Itália tem mais casos ativos (276.457) do que pacientes curados (275.404). Do total de pessoas que ainda lutam contra o Sars-CoV-2, 1.536 estão em UTIs, maior número desde 2 de maio (1.539), ainda antes do fim da quarentena.

A tendência de alta na curva epidemiológica fez o primeiro-ministro Giuseppe Conte anunciar novas medidas restritivas, como o fechamento de academias, piscinas, teatros e cinemas e a limitação do horário de funcionamento de bares e restaurantes.

Outras regiões foram ainda mais longe e já decretaram toque de recolher noturno, como Lombardia, Lazio e Campânia. As restrições provocaram protestos violentos e até saques nas principais cidades do país, em manifestações encampadas por donos de restaurantes, grupos de extrema direita e até torcidas organizadas de clubes de futebol.

Em audiência na Câmara dos Deputados nesta quarta, Conte afirmou que as medidas têm como objetivo evitar um "lockdown generalizado", o que provocaria danos ainda maiores à economia nacional.  

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade