PUBLICIDADE

Mundo

Itália ordena evacuação por risco de colapso em geleira

4 jul 2022 - 16h27
(atualizado às 16h51)
Compartilhar
Exibir comentários

As autoridades de Courmayeur, no extremo-norte da Itália, ordenaram nesta segunda-feira (4) a evacuação dos moradores da região devido ao risco de colapso na geleira Planpincieux, que fica no maciço do Mont Blanc (Monte Bianco, em italiano).

A evacuação é destina aos residentes dos imóveis situados no Vale Ferret, logo abaixo do glaciar. Ao todo, existem cerca de 10 edifícios na área, cujo risco de desabamento aumentou por causa da tempestade prevista para esta noite.

O alerta foi emitido para uma porção da geleira de cerca de 400 mil metros cúbicos que se movimenta até um metro por dia.

A decisão foi tomada após a divulgação de um relatório elaborado pela Fundação da Montanha Segura e relativo ao alerta amarelo hidrogeológico emitido pelo Centro Funcional Regional.

De acordo com o documento, ao longo da cordilheira alpina são possíveis "fenômenos localizados de fluxos de detritos e inundações em margens secundárias" e "não estão excluídos os deslizamentos de terra e a queda de rochas".

As autoridades de Courmayeur também providenciaram a guarda da estrada municipal no cruzamento entre Meyen Montitta e Planpincieux, das 18h30 às 23h (horário local) e das 23h às 8h para garantir a evacuação. Em caso de chuva, o trânsito de veículos e pedestres será desviado ao longo da estrada de Montitta.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade