PUBLICIDADE

Mundo

Itália lança campanha para incentivar 4ª dose em idosos

Nova onda de contágios preocupa nos grupos mais vulneráveis

6 jul 2022 - 14h49
(atualizado às 15h07)
Compartilhar
Exibir comentários

O governo da Itália lançou uma nova campanha para incentivar que os idosos e pessoas com saúde frágil tomem a quarta dose das vacinas disponíveis contra a Covid-19. A ação irá tanto para as mídias tradicionais como para as redes sociais.

Itália quer aumentar número de idosos que tenham recebido as 4 doses das vacinas
Itália quer aumentar número de idosos que tenham recebido as 4 doses das vacinas
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Nas imagens, um jovem lembra de todas as vezes que foi cuidado por sua avó e diz que agora é hora de cuidar dela, levando-a para receber a nova dose dos imunizantes.

A vacinação desses grupos foi iniciada em abril após a recomendação da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), que indica que há uma perda na redução da proteção para contrair a doença quatro meses após a segunda dose. E os idosos e pessoas imunossuprimidas têm uma redução ainda maior do que os mais jovens.

Na Itália, recebem a quarta dose pessoas com mais de 80 anos, pessoas com mais de 60 anos que morem em residências especializadas para idosos bem como seus familiares e cuidadores, além de pessoas com doenças crônicas graves e transplantados.

Além disso, a Itália vive uma nova onda de casos, a maior em cerca de seis meses. E, apesar das mortes não subirem como nas ondas anteriores, os idosos - especialmente os que têm doenças crônicas - ainda sofrem mais com os efeitos da doença.

De acordo com dados atualizados nesta quarta-feira (6) pelo Ministério da Saúde, apenas 21,09% dos idosos e pessoas ligadas a eles que deveriam receber a quarta dose já foram se vacinar. O percentual cai para 19,85% quando considerada apenas a faixa acima dos 80 anos e o índice é de 44,2% entre os imunossuprimidos. Há também muitos idosos com mais de 80 com a terceira injeção ainda atrasada: apenas 68,04% receberam o reforço. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade