PUBLICIDADE

Mundo

Itália investiga 8 pessoas por tragédia em boate

Lista inclui adolescente e donos da discoteca Lanterna Azzurra

10 dez 2018 - 14h57
(atualizado às 15h45)
Compartilhar
Exibir comentários

O Ministério Público de Ancona, na Itália, afirmou nesta segunda-feira (10) que oito pessoas estão sendo investigadas por conta do tumulto que deixou seis mortos em uma discoteca de Corinaldo, no último sábado (8).

Entrada da boate Lanterna Azzurra, na Itália
Entrada da boate Lanterna Azzurra, na Itália
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A lista inclui o adolescente suspeito de ter lançado o spray de pimenta que teria originado a confusão, os três proprietários da boate Lanterna Azzurra e os quatro donos do imóvel onde funciona a casa noturna.

No caso do adolescente, a procuradora para menores de Ancona, Giovanna Leboroni, afirmou que a abertura do inquérito é apenas uma exigência legal, já que a "consistência indiciária ainda precisa ser avaliada". Ele foi detido após a polícia ter encontrado drogas em sua casa.

O MP também investiga a suposta atuação de uma quadrilha de assaltantes antes do tumulto. A tragédia ocorreu durante um show do rapper Sfera Ebbasta, e há a suspeita de que um grupo de jovens tenha usado spray de pimenta para roubar objetos como celulares e correntes e conseguir fugir, um fenômeno crescente na Itália, especialmente em casas noturnas.

O gás teria provocado pânico na multidão, que, ao tentar escapar, acabou derrubando uma balaustrada e pisoteando muitas pessoas. O balanço contabiliza seis mortos, incluindo cinco adolescentes de 14 a 16 anos e uma mãe de 39 que acompanhava a filha de 11 no show. Mais de 100 pessoas ficaram feridas, sendo que seis estão em estado grave, com traumatismos cranianos e torácicos.

Confusões provocadas por spray de pimenta não são algo inédito na Itália. Em junho de 2017, um episódio semelhante deixou uma mulher morta em uma concentração de torcedores da Juventus na Praça San Carlo, no centro de Turim, onde telões transmitiam a final da Liga dos Campeões da Europa.

Além disso, cerca de 30 estudantes tiveram de ser socorridos em uma escola de Pavia, no norte da Itália, nesta segunda-feira (10), por causa de uma confusão envolvendo spray de pimenta.

O Ministério Público também investiga se a Lanterna Azzurra estava superlotada, embora haja divergências a respeito do número de pessoas presentes no show, e se houve falhas no esquema de segurança.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade