PUBLICIDADE

Mundo

Itália garante que Bolívia está 'colaborando' sobre Battisti

O italiano foi capturado em Santa Cruz de la Sierra

13 jan 2019 - 14h23
Compartilhar
Exibir comentários

O ministro da Justiça da Itália, Alfonso Bonafede, afirmou neste domingo (13) que as autoridades da Bolívia estão colaborando "plenamente" para a extradição de Cesare Battisti, capturado em Santa Cruz de la Sierra.

Cesare Battisti durante Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, 26 de janeiro de 2012
Cesare Battisti durante Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, 26 de janeiro de 2012
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Segundo Bonafede, o país latino-americano já até negou pedidos de refúgio do italiano. "A Bolívia não teve nenhuma postura submissa aos pedidos de apoio de Battisti. [Ele] Não teve qualquer apoio, e encontramos plena colaboração das autoridades bolivianas. Até pedidos de refúgio feitos por Battisti não foram ouvidos", disse.

No entanto ainda não está claro se Battisti voltaria à Itália diretamente da Bolívia ou passando pelo Brasil. "Pelo que sei, estamos frente a um procedimento de expulsão imediata da Bolívia", declarou Bonafede. O governo Bolsonaro, por sua vez, afirma que Battisti será devolvido ao Brasil antes de ser repatriado.

Até o momento, a Bolívia, presidida pelo esquerdista Evo Morales, não se pronunciou sobre a questão. O país teria três opções: expulsá-lo ao Brasil, que o extraditaria à Itália; expulsá-lo diretamente para Roma como persona non grata; ou abrir um novo processo de extradição, alternativa que levaria mais tempo.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade