PUBLICIDADE

Mundo

Itália explode bomba de 450kg da 2ª GM encontrada no Rio Pó

Artefato apareceu por conta da estiagem que atinge norte do país

8 ago 2022 - 18h51
(atualizado às 19h06)
Compartilhar
Exibir comentários

As autoridades italianas explodiram neste domingo (8) uma bomba de 450 quilos encontrada no leito do Rio Pó e que foi lançada durante a Segunda Guerra Mundial na pequena cidade de Borgo Virgilio, na região da Lombardia.

Para a detonação do artefato, cerca de três mil moradores da localidade e da vizinha Motteggiana foram evacuados de suas residências por segurança. As duas prefeituras colocaram à disposição centros esportivos e escolas, mas poucas foram as pessoas que ocuparam os espaços. A maioria foi para casa de amigos e conhecidos.

Segundo as informações das autoridades, a bomba foi lançada em 1944 ou 1945 por jatos dos Estados Unidos para destruir a ponte da antiga Borgoforte - localidade que se uniu ao vizinho Virgilio em 2014 para formar um novo município.

No entanto, o artefato só foi encontrado por conta da gravíssima seca que atinge toda a região e que tem feito o Rio Pó bater recordes negativos de vazão há meses. Após ser encontrada, uma primeira detonação ocorreu por conta da retirada de um fusível acoplado.

Depois, o restante foi levado por um veículo militar e levada para uma pedreira em Medole, a 45 quilômetros de distância de Borgo Virgilio, e foi detonada de vez.

As pessoas puderam retornar às suas casas no início da tarde, quando todas as medidas de segurança foram retiradas pelas autoridades. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade