PUBLICIDADE

Mundo

Itália e UE continuam negociações sobre orçamento para 2019

Discussão do novo texto será retomada nesta terça-feira(18)

17 dez 2018 - 19h42
Compartilhar
Exibir comentários

Após a reunião realizada na noite de domingo(16) no Palazzo Chigi e as últimas alterações acordadas sobre a lei orçamentária para 2019, o governo italiano espera evitar o processo de infração pela União Europeia(UE), mas ainda não chegou nesta segunda-feira (17) a um acordo com Bruxelas. O ministro das Finanças da Itália, Giovanni Tria, pretende fechar as negociações já nesta terça-feira (18), principalmente depois de reduzir a meta do déficit para 2,04% do PIB, informou o porta-voz da pasta. No entanto, comissários europeus decidiram, por ora, não incluir o caso italiano na agenda da última reunião do ano, que será realizada na próxima quarta-feira (19), dando mais tempo à Itália. "O diálogo continua entre a Comissão Europeia e a Itália sobre seu plano orçamentário para 2019", disse o porta-voz da Comissão Europeia, Margaritis Schinas, durante coletiva de imprensa.

    Ontem(16), o governo de coalizão italiano concordou com o "número e conteúdo" da Lei Orçamentária revisada, mas nenhum detalhe foi informado. "Encontramos um acordo sobre mais reduções fiscais que provavelmente serão apreciadas pela UE", disse o vice-premier e ministro do Interior, Matteo Salvini, ressaltando que espera que em Bruxelas "haja bom senso".

    Segundo o porta-voz da UE, "a Comissão decidirá as próximas etapas com base nos resultados desse diálogo".

    "Na manobra não há interesses das partes ou os habituais que comandaram, mas os sonhos daqueles que querem mudar a Itália", afirmou o vice-premier e ministro do Desenvolvimento Econômico da Itália, Luigi Di Maio, em um vídeo no Facebook. Para ele, o desafio agora é "para o governo do país e estamos vencendo porque estamos lutando com o sonho da mudança em mente e coração".

    A análise das emendas na Lei Orçamentária será retomada amanhã(18), a partir das 9h30 (horário local), no Comitê de Orçamento do Senado. A data foi estabelecida pelos líderes do comitê no final da reunião de domingo. Além disso, a comissão também estuda pedir o adiamento da sessão plenária, atualmente convocada às 17h desta terça. Desta forma, a Câmara poderá então se reunir na quinta ou sexta-feira. "Esperamos estar prontos e apresentar tudo o que for necessário para que amanhã possamos prosseguir e fechar tudo na comissão de maneira ordenada", explicou o vice-ministro da Economia, Massimo Garavaglia.

    Na última quinta-feira (13), após ter prometido inúmeras vezes que não recuaria, o governo da Itália cedeu às pressões da UE e acietou reduzir sua meta de déficit fiscal para 2019 de 2,4% para 2,04% do Produto Interno Bruto (PIB). A proposta foi vista como um passo importante em Bruxelas, mas ainda insuficiente.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade