PUBLICIDADE

Mundo

Itália cria 'zona vermelha' para garantir segurança máxima no G20

26 out 2021 - 15h05
(atualizado às 15h11)
Compartilhar
Exibir comentários

O governo italiano anunciou nesta terça-feira (26) uma série de medidas para garantir segurança máxima em Roma nos próximos dias 30 e 31 de outubro, em decorrência da cúpula do G20, que reunirá os líderes das 20 maiores economias do mundo.

Governo italiano reforçou contingente para cúpula de líderes
Governo italiano reforçou contingente para cúpula de líderes
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

O plano prevê a criação de uma "zona vermelha", uma área de segurança máxima que se estenderá por 10 quilômetros quadrados do quartiere EUR, com atiradores de elite, o bloqueio das estradas e dos portões de acesso, que serão monitorados pela polícia.

Durante todo o período do G20, um helicóptero dos carabineiros sobrevoará a área do evento e os locais por onde passarão as personalidades convidadas. Um alerta especial será feito à chegada do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em Pratica di Mare, onde a sede da Polícia de Roma preparou um serviço de escolta com o uso de agentes de trânsito, carabineiros, guarda financeira e polícia local.

A segurança da área começará na noite anterior do início do evento, quando as unidades especializadas das forças policiais, incluindo esquadrões contra bombas e cães farejadores, irão percorrer as ruas do EUR.

O acesso aos locais da cúpula não será permitido com veículos particulares e só será possível circular dentro da zona vermelha com o crachá de identificação.

O governo já havia antecipado que reforçará o contingente de militares das Forças Armadas e utilizará sistemas antidrone para garantir a segurança da cúpula, principalmente tendo em vista os diversos protestos contra as medidas anti-Covid marcados no país para o período do evento.

Além disso, um plano de proteção da saúde ficará em vigor de hoje até o próximo dia 1º de novembro para evitar a propagação da Covid-19.

A iniciativa prevê a instalação de postos de socorro e ambulâncias, veículos NBCR (nuclear, biológico, químico e radiológicos) e equipes no arranha-céu La Nuvola, onde o evento será realizado, bem como uma tenda de descontaminação.

No edifício também serão disponibilizados três centros de testes para detectar a Covid-19. A rede emergencial de saúde de Roma será reforçada e será declarado estado de alerta hospitalar, disse o conselheiro de saúde da capital italiana, Alessio D'Amato.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade