PUBLICIDADE

Mundo

Itália aumenta número de expulsões de supostos jihadistas

Mais de 100 pessoas já foram expulsas apenas neste ano

18 out 2018 - 10h47
(atualizado às 12h45)
Compartilhar
Exibir comentários

Cresceu o número de supostos jihadistas expulsos pela Itália, único dos cinco países mais ricos da Europa Ocidental ainda imune a atentados do grupo terrorista Estado Islâmico.

Jihadistas em carreata no Iraque
Jihadistas em carreata no Iraque
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

De 1º de janeiro a 18 de outubro de 2018, o Ministério do Interior, chefiado por Matteo Salvini, expulsou 105 suspeitos de associação com o terrorismo, o mesmo número registrado em todo o ano de 2017. Já em 2015 e 2016 foram expulsas 66 pessoas em cada ano.

Os supostos jihadistas são provenientes sobretudo de nações do Magrebe, o noroeste árabe da África, como Marrocos e Tunísia, mas também há casos de cidadãos do Egito, do Paquistão, do Afeganistão e dos Bálcãs.

A última expulsão, ocorrida na terça-feira passada (16), é a da albanesa Arta Kacabuni, acusada de recrutar mulheres para o EI. Ao longo dos últimos anos, o grupo divulgou diversas ameaças à Itália, mas ainda não conseguiu realizar nenhum ataque no país, nem mesmo com os chamados "lobos solitários" - ao contrário do que já ocorreu em Alemanha, Espanha, França e Reino Unido. 

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade