PUBLICIDADE

Mundo

Itália apreende navio de grupo humanitário que resgatou imigrantes no Mediterrâneo

19 mar 2018 - 16h26
Compartilhar
Exibir comentários

Autoridades da Itália apreenderam um navio da instituição de caridade Proactiva Open Arms por suspeitarem que esta auxiliou a imigração ilegal resgatando imigrantes no mar Mediterrâneo, ao invés de deixar que a Guarda Costeira da Líbia os levasse de volta para o norte da África, disse o grupo humanitário espanhol.

A Proactiva Open Arms recolheu 218 imigrantes que se encontravam em botes infláveis em águas internacionais na costa líbia na quinta-feira e os levou para a Sicília, relatou a Guarda Costeira italiana.

    A entidade ignorou uma mensagem da Guarda Costeira líbia, que assumiu a responsabilidade pelo transporte dos imigrantes naquele trecho de mar, acrescentou a Guarda Costeira italiana em um comunicado.

    Um tribunal siciliano confiscou o barco na noite de domingo devido à suspeita de que sua tripulação tenha violado acordos internacionais sobre o manejo de imigrantes e ajudado a imigração ilegal para a Europa, disse a instituição de caridade. A corte de Catânia não comentou de imediato.

    O caso enfatiza um impasse crescente entre grupos humanitários que tentam salvar vidas nos mares e autoridades de toda a Europa que tentam impedir as pessoas de sequer arriscarem a perigosa travessia.

    Ele também acontece em um momento delicado para a Itália, já que neste mês parte de seu eleitorado apoiou partidos que repudiam a imigração e prometeram deportar centenas de milhares de imigrantes irregulares que já moram no país.

    "Finalmente um procurador italiano que impede o tráfico humano", tuitou Matteo Salvini, líder da sigla anti-imigração Liga, ao comentar a decisão do tribunal.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade