PUBLICIDADE

Mundo

Israel mata palestino após barco violar limites de navegação, diz Exército

25 fev 2018 - 16h37
Compartilhar
Exibir comentários

Um palestino da Faixa de Gaza morreu, neste domingo, depois de a marinha de Israel atacar um barco em que estavam ele e dois compatriotas, disse uma porta-voz do Exército.

A Marinha abriu fogo depois que o barco ignorou alertas e se desviou da área de pesca permitida, no norte da Faixa de Gaza, em direção a Israel, disse a porta-voz. Um dos homens no barco foi severamente ferido e posteriormente morreu.

Mas o sindicato dos pescadores de Gaza disse que o barco foi atingido enquanto retornava para Gaza, e Nizar Ayyash, o secretário do sindicato de pescadores de Gaza, afirmou em comunicado que os homens não violaram os limites marítimos.

Israel mantém um bloqueio naval à Faixa de Gaza, que é dominada por islâmicos do Hamas. O país patrulha as águas para impedir que armas sejam contrabandeadas ao enclave e para evitar que militantes se infiltrem nos seus territórios pelo mar. 

"Forças israelenses atingiram um barco de pesca palestino que estava retornando para a costa de Gaza, o que levou à morte de um dos pescadores e feriu outros dois", disse o sindicato de pescadores.

A pesca é uma das maiores indústrias da Faixa de Gaza, um enclave com quase 2 milhões habitantes.

Ao longo dos últimos dois anos, Israel deteve dúzias de pescadores de Gaza, disse um comandante naval. 

Os barcos não podem navegar além de um limite fixo ao norte em direção às águas de Israel, e o Egito mantém limitações similares no sudoeste. Israel restringe a pesca a uma zona ajustada de entre seis e nove milhas náuticas.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade