PUBLICIDADE

Mundo

Israel e Sudão vão normalizar relações diplomáticas, diz Trump

Anúncio foi feito pelo presidente americano nesta sexta

23 out 2020 - 15h41
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira (23) que Israel e Sudão concordaram em normalizar as relações diplomáticas e fazer "as pazes.

    A declaração foi dada durante coletiva de imprensa na Casa Branca, onde o republicano telefonou para os lideres israelenses e sudaneses no Salão Oval.

    "Sudão e Israel concordaram com a normalização das relações, outro passo importante para a construção da paz no Oriente Médio com outra nação que se soma aos Acordos de Abraão", que envolve Bahrein e Emirados Árabes Unidos, escreveu Judd Deere, porta-voz da Casa Branca, no Twitter.

    O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, por sua vez, lembrou que em Cartum, em 1967, foram anunciados os três "não" da Liga Árabe: "Não à paz com Israel, não ao reconhecimento de Israel, não às negociações com Israel. Hoje, em vez disso, Cartum diz 'sim'".

    "Este é o início de uma nova era, uma era de verdadeira paz", acrescentou o líder israelense, antecipando que as delegações de Israel e Sudão se reunirão em breve para definir projetos de cooperação.

    Netanyahu e o primeiro-ministro sudanês, Abdallah Hamdok, agradeceram ao presidente americano e todos os envolvidos "que tornaram possível este desenvolvimento histórico".

    Trump ainda informou que pretende remover o Sudão da lista de países patrocinadores do terrorismo. Nos últimos dias, ele já havia publicado em suas redes sociais que "o novo governo sudanês, que está fazendo grandes progressos, concordou em pagar US$335 milhões às vítimas americanas do terrorismo e suas famílias".

    Segundo o líder dos EUA, depois que o deposito ocorrer, a lista será atualizada. "Finalmente, justiça para o povo americano e um grande passo para o Sudão".

    O presidente americano também disse que, além do Sudão, há pelo menos cinco países árabes que querem normalizar suas relações com Israel. Ele afirmou esperar que a Arábia Saudita esteja entre eles.

    Antes desse novo acordo, Emirados Árabes Unidos e Bahrein normalizaram suas relações com Israel.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade