PUBLICIDADE

Mundo

Israel e Síria reabrem fronteiras nas Colinas de Golã

Rota comercial estava bloqueada havia três anos

15 out 2018 - 16h53
(atualizado às 17h02)
Compartilhar
Exibir comentários

Os governos de Israel e Síria anunciaram nesta segunda-feira (15) a decisão de reabrir o posto de controle do vale do Nassib, na tríplice fronteira entre Síria, Israel e Jordânia. No último domingo (14), a Organização das Nações Unidas (ONU) já havia reportado a liberação de bloqueios no vale de Qunaitra. As unidades de controle ficam nas Colinas de Golã, território controlado por Israel desde 1967.

Postos estavam fechados desde 2015.
Postos estavam fechados desde 2015.
Foto: EPA / Ansa - Brasil

A fronteira, que estava fechada havia três anos, é considerada uma linha vital para o comércio entre a Síria, a Jordânia e outras nações . Fontes ouvidas pela ANSA afirmam que a Jordânia continuará a impor restrições a viajantes sírios que chegarem ao país, que só permite a entrada de visitantes por tempo determinado.

Israel e Síria estão oficialmente em guerra desde 1965. A abertura dos postos sinaliza que o regime de Bashar Al Asad, que age com apoio de Rússia e Irã, está ganhando terreno na guerra civil em curso no país. A região das Colinas de Golã é habitada por drusos, povo apátrida que perdeu a nacionalidade síria e se nega a obter identidade israelense.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade