PUBLICIDADE

Mundo

Israel e Gaza registram novos ataques aéreos nesta segunda

Tensão voltou a se elevar na fronteira sul de Israel com Gaza

12 nov 2018 - 15h29
Compartilhar
Exibir comentários

Mais de 80 foguetes foram disparados da Faixa de Gaza contra o sul Israel durante 20 minutos nesta segunda-feira (12), de acordo com a rádio militar. Nas redes sociais, é possível ver imagens dos vários lançamentos e de casas destruídas. Em resposta, a aviação israelense está atacando objetivos "terroristas em toda a Faixa de Gaza" neste momento, informaram fontes locais.

    A violência foi retomada em uma nova escalada neste domingo (11). Ao menos sete palestinos e um soldado israelense morreram, além de dois comandantes de uma ala militar do grupo Hamas, que controla Gaza.

    Os confrontos começaram após o Hamas receber US$ 15 milhões doados pelo Catar para pagar salários de julho de funcionários civis e amenizar a crise energética em Gaza. A entrada do dinheiro só foi possível graças à autorização de Israel. No entanto, há relatos - não confirmados - de que três palestinos conseguiram furar um bloqueio durante a transação e entrar em Israel. Como retaliação, as forças israelenses fizeram uma operação em um carro civil, penetraram 3 km adentro do território de Gaza e mataram Nour el-Deen Baraka, chefe do braço armado do Hamas, além de outros palestinos.

    Mas a força israelense teria sido identificada e houve troca de tiros, sendo necessária até uma cobertura aérea para a saída do comando israelense. Em seguida, começaram os lançamentos de foguetes, mísseis e bombas.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade