Script = https://s1.trrsf.com/update-1779108912/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mundo

Publicidade

Israel diz ter matado novo líder militar do Hamas

Mohammed Odeh foi alvo de bombardeio na Cidade de Gaza

27 mai 2026 - 07h34
Compartilhar
Exibir comentários

O governo israelense anunciou nesta quarta-feira (27) que Mohammed Odeh, apontado como novo chefe militar do Hamas, foi morto em um ataque realizado pelas Forças de Defesa de Israel (IDF) durante a noite passada.

    A informação foi divulgada na rede social X pelo ministro de Defesa israelense, Israel Katz, que também voltou a defender o controverso plano de "emigração voluntária" de palestinos de Gaza.

    Segundo Katz, Odeh ocupava o posto de "comandante número 4 da ala militar" do Hamas e havia assumido o cargo apenas 11 dias antes, após a morte de Izz al-Din al-Haddad.

    "Estamos comprometidos em eliminar todos aqueles que lideraram o massacre de 7 de outubro, e o faremos: todos estão destinados à morte, onde quer que estejam", escreveu o ministro.

    Ele também afirmou que Israel pretende impedir que o Hamas volte a governar Gaza "civil ou militarmente".

    Fontes do Hamas no enclave palestino confirmaram ao jornal Asharq Al-Awsat que Odeh morreu em um bombardeio aéreo que atingiu um apartamento no bairro de Rimal, no centro da Cidade de Gaza.

    Segundo os relatos, a esposa e os filhos de Odeh também morreram no ataque.

    A agência oficial palestina Wafa informou que ao menos três palestinos, incluindo uma mulher, morreram e vários outros ficaram feridos após o bombardeio israelense ao prédio residencial onde Odeh estaria escondido.

    Na mesma publicação em que confirmou a morte do dirigente do Hamas, Katz voltou a mencionar o plano israelense de "emigração voluntária" para moradores da Faixa de Gaza.

    "O plano de emigração voluntária de Gaza também será implementado, tudo no momento e da maneira apropriados", declarou.

    Paralelamente, o Hezbollah afirmou que seus combatentes entraram em "confronto a curta distância" com forças israelenses na cidade de Zawtar al-Sharqiyah, ao norte do rio Litani, no sul do Líbano.

    Em comunicado, o grupo disse que os combates ocorreram na extremidade da chamada "linha amarela", zona onde as IDF mantêm operações militares.

    Por sua vez, as IDF emitiram uma ordem de evacuação para os moradores da cidade de Nabatieh, no sul do Líbano.

    "Em vista da violação do cessar-fogo pelo Hezbollah, as IDF são obrigadas a agir contra o grupo. Evacuem suas casas imediatamente e desloquem-se para o norte do rio Zahrani", escreveu o porta-voz do exército israelense, Avichay Adraee.

    .

Ansa - Brasil
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra