PUBLICIDADE

Mundo

Israel caminha para realizar novas eleições

Netanyahu ainda não conseguiu formar novo governo

28 mai 2019 - 15h04
(atualizado às 17h40)
Compartilhar
Exibir comentários

Após quase dois meses de impasse, Israel caminha para realizar novas eleições, devido às dificuldades do primeiro-ministro encarregado Benjamin Netanyahu para formar um governo.

Avigdor Lieberman (esquerda) travou negociações com Benjamin Netanyahu (direita)
Avigdor Lieberman (esquerda) travou negociações com Benjamin Netanyahu (direita)
Foto: EPA / Ansa - Brasil

No poder desde 2009, o líder conservador sagrou-se vencedor das eleições de 9 de abril, mas sem obter maioria no Parlamento. Seu partido, o Likud, garantiu 35 dos 120 assentos do Knesset, assim como a coalizão centrista Azul e Branco, de Benny Gantz.

Netanyahu foi encarregado de formar o governo porque, juntos, os partidos de direita e ultraortodoxos somam 65 cadeiras no Parlamento, mas as negociações esbarraram no ex-ministro da Defesa e ultranacionalista laico Avigdor Lieberman.

O líder do partido Yisrael Beiteinu é a favor de um projeto de lei que estende o serviço militar obrigatório aos ultraortodoxos, mas os políticos que representam essa vertente do judaísmo exigem a manutenção da isenção, que vigora desde a fundação de Israel.

O presidente Reuven Rivlin deu prazo até esta quarta-feira (29) para Netanyahu formar um governo, e o Parlamento já aprovou em primeira leitura uma lei que prevê a convocação de eleições antecipadas. O texto ainda precisaria passar por mais duas votações, e o país voltaria às urnas em setembro.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade