PUBLICIDADE

Mundo

Israel ataca a Síria em campanha militar mais declarada contra o Irã

21 jan 2019 - 12h11
Compartilhar
Exibir comentários

Israel atacou a Síria no início desta segunda-feira, como parte de sua campanha cada vez mais declarada contra a presença do Irã no país, atingindo Damasco com uma hora de fortes explosões na segunda noite consecutiva de ação militar.

Míssel disparado é visto sobre Damasco
21/01/2019
SANA/Handout via REUTERS
Míssel disparado é visto sobre Damasco 21/01/2019 SANA/Handout via REUTERS
Foto: Reuters

Damasco não especificou quantas vítimas ou quais danos foram provocados pelo ataque, mas um órgão monitor da guerra disse que 11 pessoas morreram e a Rússia, aliada da Síria, disse que quatro soldados sírios morreram.

A ameaça de um confronto direto entre os arqui-inimigos Israel e Irã tem há muito pairado sobre a Síria, onde militares iranianos se estabeleceram no início da guerra civil para ajudar o presidente sírio, Bashar al-Assad, a combater rebeldes muçulmanos sunitas que tentavam derrubá-lo do poder.

Israel, que vê o Irã como sua maior ameaça, tem repetidamente atacado alvos iranianos na Síria e milícias aliadas, incluindo o libanês Hezbollah.

Mas, com uma eleição se aproximando, e com os Estados Unidos se comprometendo a agir mais contra o Irã, o governo israelense decidiu dar destaque aos ataques que antes preferia manter em silêncio, e também adotou um posicionamento mais rígido contra o Hezbollah na fronteira com o Líbano.

Segundo Israel, um ataque de mísseis no domingo foi responsabilidade do Irã.

Em Teerã, o chefe da Força Aérea, o general brigadeiro Aziz Nasirzadeh, disse que o Irã está "totalmente pronto e impaciente para confrontar o regime sionista e eliminá-los da Terra", segundo site supervisionado pela televisão estatal iraniana.

Assad tem dito que forças iranianas podem permanecer na Síria após anos de vitórias militares que recuperaram a maior parte do país, embora dois grandes enclaves permaneçam controlados por outras forças.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade