PUBLICIDADE

Mundo

Iraque diz que vídeo de líder do Estado Islâmico foi gravado em "área remota"

30 abr 2019 - 11h13
Compartilhar
Exibir comentários

O Estado Islâmico continua sendo uma grande ameaça ao mundo, apesar de suas capacidades reduzidas, disse o primeiro-ministro do Iraque, Adel Abdul Mahdi, nesta terça-feira, acrescentando que seu líder, Abu Bakr al-Baghdadi, fez sua aparição em vídeo mais recente em uma "área remota".

Abdul Mahdi não disse em que país se encontra tal área.

Um vídeo divulgado na noite de segunda-feira pela rede midiática do Estado Islâmico mostra um homem que diz ser Baghdadi no que seria sua primeira aparição desde que ele declarou o hoje extinto "califado" dos jihadistas cinco anos atrás.

Não foi possível verificar de forma independente a autenticidade e a data da gravação.

Abdul Mahdi disse que a aparição de Baghdadi foi uma tentativa de estimular os militantes e que o Estado Islâmico tentará realizar mais ataques.

"Quanto à localização de Baghdadi, não podemos dar informações de inteligência no momento, mas está claro no vídeo que ele está em uma área remota", disse Abdul Mahdi em uma coletiva de imprensa durante uma visita a Berlim.

"O Daesh (Estado Islâmico) não é só uma organização pequena, ele está disseminado e tentará renovar a confiança de seus militantes e realizar ataques como aqueles no Sri Lanka", disse, referindo-se aos atentados de Páscoa cometidos naquele país neste mês e reivindicados pelo grupo.

"Mas suas capacidades foram muito reduzidas."

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade