PUBLICIDADE

Mundo

Iraque diz que curdos devem apoiar unidade do país antes de negociações

12 out 2017 - 19h43
Compartilhar
Exibir comentários

O governo do Iraque tem uma série de condições que devem ser cumpridas pelo Governo Regional Curdo antes de concordar com negociações sobre a crise provocada pelo referendo de independência curdo no mês passado, disse um porta-voz iraquiano nesta quinta-feira.

Os curdos precisam primeiro "se comprometer com a unidade iraquiana", disse à Reuters o porta-voz, em resposta a uma oferta de diálogo feita na quarta-feira pelas autoridades curdas.

"As autoridades locais na região (curda) devem aceitar a autoridade soberana do governo federal sobre... exportações de petróleo, segurança e proteção da fronteira, incluindo pontos de entrada por ar e terra", acrescentou o porta-voz.

Os curdos também precisam "reconhecer a autoridade do governo federal nas chamadas regiões em disputa", afirmou ele, em referência a áreas reivindicadas pelos curdos e por Bagdá, incluindo Kirkuk, rica em petróleo, no norte do Iraque.

Combatentes peshmerga curdos entraram em Kirkuk quando o Exército iraquiano entrou em colapso diante do Estado Islâmico em 2014, impedindo que os campos de petróleo da região caíssem nas mãos dos militantes.

O primeiro-ministro do Iraque, Haider al-Abadi, sugeriu na semana passada que Kirkuk tenha uma administração conjunta entre os curdos e Bagdá, mas sob a autoridade iraquiana.

"Essa é a base para qualquer diálogo pedida pelo governo local da região", disse o porta-voz.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade