PUBLICIDADE

Mundo

Irã vai informar AIEA sobre início de processo para aumentar capacidade de enriquecimento de urânio

4 jun 2018 - 20h46
Compartilhar
Exibir comentários

O Irã irá informar ao órgão de monitoramento nuclear da Organização das Nações Unidas na terça-feira em Viena sobre o início de um processo para aumentar a capacidade de enriquecimento de urânio do país, disse Behrouz Kamalvandi, porta-voz da Organização de Energia Atômica do Irã, à agência de notícias Isna.

"Em uma carta que será entregue à Agência Internacional de Energia Atômica... o Irã irá anunciar que o processo para aumentar a capacidade de produzir... UF6 (hexafluoreto de urânio) ... irá começar na terça-feira", disse Kamalvandi.

    Ele afirmou que o Irã possui a capacidade de acelerar produção de centrífugas, que são usadas para enriquecer urânio. O UF6 é uma matéria-prima para centrífugas.

O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, disse na segunda-feira que ordenou os preparativos para aumentar a capacidade de enriquecimento de urânio caso um acordo nuclear de 2015 com as potências mundiais desmorone, após a saída dos EUA do acordo no mês passado.

"O líder (Khamenei) expressou que deveríamos acelerar algum processo ... ligado à nossa capacidade de trabalho nuclear para avançar mais rapidamente no caso de necessidade", disse Kamalvandi.

Os signatários europeus do acordo apoiam o acerto, mas estão preocupados com o programa de mísseis balísticos do Irã e sua influência no Oriente Médio. O Irã afirma que as duas questões não são negociáveis.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade