PUBLICIDADE

Mundo

Irã terá coração de Israel como alvo em caso de ato contra nação iraniana, diz presidente

18 abr 2022 - 09h31
Compartilhar
Exibir comentários

As Forças Armadas do Irã terão como alvo o coração de Israel se o país fizer "o menor movimento" contra a República Islâmica, disse o presidente iraniano, Ebrahim Raisi, em um desfile militar nesta segunda-feira, em meio a negociações paralisadas entre Teerã e potências mundiais para retomar um pacto nuclear de 2015.

Israel, que se acredita ter o único arsenal atômico do Oriente Médio, diz que não estará vinculado a nenhum acordo nuclear com o Irã e pode eventualmente tomar medidas unilaterais contra instalações nucleares iranianas.

"Regime sionista (Israel), você deve saber que... se você tomar o menor movimento contra nossa nação, nossas forças armadas terão como alvo o coração do regime sionista", disse Raisi em discurso televisionado em um desfile militar para marcar o Dia Nacional do Exército.

Tropas marcharam em frente ao pódio onde Raisi estava com oficiais do Exército. Helicópteros sobrevoaram e pára-quedistas caíram sobre a área do desfile perto do túmulo do aiatolá Ruhollah Khomeini, o fundador do Estado islâmico.

Os Estados Unidos e o Irã estão envolvidos em negociações indiretas há mais de um ano para resgatar o pacto nuclear. Washington o deixou em 2018 e reimpôs sanções a Teerã.

Mas as negociações foram suspensas no mês passado devido à questão não resolvida sobre se os EUA podem remover o Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica da lista norte-americana de Organização Terrorista Estrangeira, conforme exigido por Teerã.

O Irã acusa Israel de vários ataques a instalações ligadas ao programa e de matar cientistas nucleares iranianos. Israel não negou nem confirmou as alegações.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade