PUBLICIDADE

Mundo

Irã prende militantes ligados a ataque contra a Guarda Revolucionária

18 fev 2019 - 10h50
Compartilhar
Exibir comentários

A Guarda Revolucionária do Irã dissolveu um grupo de militantes do sudeste do país que foram ligados a um ataque suicida com bomba que matou 27 guardas perto da fronteira com o Paquistão na semana passada, informou a corporação nesta segunda-feira.

Membros da Guarda Revolucionária do Irã durante funeral de membros da corporação
16/02/2019 Morteza Salehi/Tasnim News Agency/via REUTERS
Membros da Guarda Revolucionária do Irã durante funeral de membros da corporação 16/02/2019 Morteza Salehi/Tasnim News Agency/via REUTERS
Foto: Reuters

"Ontem à noite, uma célula terrorista foi identificada e destruída em uma operação", disse a Guarda Revolucionária em um comunicado publicado pela agência de notícias semioficial Tasnim.

Três militantes foram presos, e material explosivo foi apreendido em casas das cidades de Saravan e Khash, segundo a Guarda.

"Eles foram ligados ao ataque suicida com bomba da semana passada. A Guarda continuará seus esforços para se vingar do ataque terrorista mortal", disse.

O grupo sunita Jaish al Adl (Exército da Justiça), que diz buscar mais direitos e melhores condições de vida para a minoria étnica balúchi, assumiu a autoria do atentado.

O Irã muçulmano xiita diz que grupos de militantes operam a partir de um porto-seguro no Paquistão e pediu diversas vezes que o país vizinho os contenha.

Autoridades iranianas também acusam a rival regional sunita Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos de apoiarem financeiramente grupos militantes sunitas que atacam forças do país. O Paquistão, a Arábia Saudita e os Emirados negam auxiliar os militantes.

Teerã convocou o embaixador paquistanês para protestar contra o ataque.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade