PUBLICIDADE

Mundo

Irã pede que EUA dê primeiro passo com retirada das sanções

Rohani disse que 'chave para mudança' está nas mãos de Washingto

27 ago 2019 - 10h41
(atualizado às 11h35)
Compartilhar
Exibir comentários

Tendo em vista um possível encontro entre os presidentes do Irã e dos Estados Unidos, o chefe de Estado iraniano, Hassan Rohani, pediu nesta terça-feira (27) para Washington dar o "primeiro passo" com a remoção de todas as sanções contra Teerã.

Irã pede que EUA deem 1º passo com retirada das sanções
Irã pede que EUA deem 1º passo com retirada das sanções
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

O pedido de Rohani foi feito em um discurso transmitido pela televisão estatal do país persa, um dia após a abertura do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para possivelmente realizar uma reunião com o seu homólogo iraniano.

De acordo com Rohani, o governo norte-americano deve "retirar todas as sanções ilegais, injustas e erradas" que representam um "terrorismo econômico" contra "a nação iraniana". Caso isso não aconteça, o político declarou que "não irá ver nenhum desenvolvimento positivo".

Para o presidente da República Islâmica, "a chave para uma mudança positiva está nas mãos de Washington", já que o Irã garantiu que não quer fabricar a bomba atômica que os Estados Unidos alegam temer.

"Se isso é realmente sua preocupação, já está descartada. Um dos nossos poderes é o poder da diplomacia e da política, falamos com outros para defender nossos interesses nacionais e os direitos do povo", disse Rohani.

Na reunião do G7, em Biarritz, Trump deu sinais de um possível avanço na crise com o Irã, indicando até um encontro com Rohani.

De acordo com o presidente da França, Emmanuel Macron, a reunião poderá acontecer "nas próximas semanas". Em sua última coletiva no G7, Trump alegou que "certamente estaria disposto" para uma reunião.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade