Script = https://s1.trrsf.com/update-1751565915/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Irã diz que situação de usinas nucleares é 'boa'

Já Israel bombardeou fábricas de centrífugas em Teerã e Karaj

18 jun 2025 - 09h18
(atualizado às 10h17)
Compartilhar
Exibir comentários
O guia supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei
O guia supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

O governo do Irã garantiu nesta quarta-feira, 18, que a situação das usinas nucleares do país é "boa", apesar dos ataques realizados por Israel nos últimos dias, sobretudo contra as plantas de Natanz, Fordow e Isfahan.

A declaração chega na esteira das preocupações sobre potenciais vazamentos de radiação nas plantas devido aos bombardeios.

"A situação das usinas nucleares é boa", disse o chefe da Organização de Energia Atômica do Irã, Mohammad Eslami. "O inimigo pode estar certo de que não chegará a nenhum lugar", salientou o dirigente.

Enquanto isso, a Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) afirmou ter informações que apontam que duas fábricas de centrífugas para enriquecimento de urânio foram bombardeadas, uma em Karaj e outra na capital Teerã.

"Em Teerã, um prédio onde rotores para centrífugas avançadas eram produzidos e testados foi atingido. Em Karaj, foram destruídos dois prédios onde vários componentes de centrífugas eram produzidos", salientou a Aiea no X.

Na última terça-feira, 17, a agência também havia reportado sinais de "impactos diretos" nas salas subterrâneas de enriquecimento de urânio em Natanz, maior usina do programa nuclear iraniano Israel e os EUA acusam o Irã de buscar o desenvolvimento de bombas atômicas, mas Teerã alega que suas atividades nucleares têm fins pacíficos. .

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade