PUBLICIDADE

Mundo

Irã diz que sanções dos EUA a chanceler são "infantis"

1 ago 2019 - 12h26
Compartilhar
Exibir comentários

O Irã acusou os Estados Unidos nesta quinta-feira de "comportamento infantil" gerado por medo depois que Washington impôs sanções ao seu ministro das Relações Exteriores, agravando as tensões entre os dois inimigos em atrito a respeito da navegação comercial no Golfo e do programa nuclear iraniano.

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, fala à imprensa durante evento em Caracas, na Venezuela
20/07/2019
REUTERS/Manaure Quintero
O ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, fala à imprensa durante evento em Caracas, na Venezuela 20/07/2019 REUTERS/Manaure Quintero
Foto: Reuters

Os temores de uma guerra no Oriente Médio com repercussões globais aumentaram desde que os EUA se desligaram de um acordo nuclear de 2015 entre potências mundiais com o Irã no ano passado e reativaram sanções ao governo iraniano.

A República Islâmica retaliou retomando o enriquecimento de urânio, visto no Ocidente como um caminho possível para o desenvolvimento de bombas atômicas. O Irã nega tal intenção.

Após vários ataques a navios-tanque em maio e junho - atribuídos por Washington a Teerã, que nega responsabilidade -, os EUA estão tentando formar uma coalizão para proteger as águas do Golfo, mas aliados europeus têm mostrado relutância em se filiar por medo de provocar um conflito aberto.

Os signatários europeus do pacto nuclear pediram diplomacia para desarmar a crise, mas EUA e Irã adotaram posturas rígidas, e na quarta-feira o governo Trump aplicou sanções no chanceler iraniano, provavelmente mais um golpe em qualquer chance de um diálogo construtivo.

"Eles (norte-americanos) estão recorrendo a um comportamento infantil... estavam clamando todos os dias 'queremos conversas, sem precondições...' e depois sancionam o nosso ministro das Relações Exteriores", disse o presidente iraniano, Hassan Rouhani, na televisão estatal.

O ministro das Relações Exteriores, Mohammad Javad Zarif, figura central do acordo nuclear que foi educado nos EUA e lá morou durante muitos anos, repudiou a ação e disse que ela não o afetará, já que não tem propriedades ou outros interesses nos EUA.

"Um país que acredita que é poderoso e uma superpotência mundial está com medo das entrevistas do nosso ministro das Relações Exteriores", afirmou Rouhani, aludindo a diversas entrevistas que Zarif, que é fluente em inglês, deu à mídia norte-americana ao visitar Nova York para uma conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) em julho.

"Quando o doutor Zarif dá uma entrevista em Nova York... eles (norte-americanos) dizem que o ministro das Relações Exteriores do Irã está enganando nossa opinião pública", disse Rouhani. "O que aconteceu com seus clamores de liberdade, liberdade de expressão e democracia?"

O secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, disse que Zarif está sendo punido porque "implementa a agenda irresponsável do líder supremo do Irã... estamos enviando ao regime iraniano a mensagem clara de que seu comportamento recente é completamente inaceitável".

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade