PUBLICIDADE

Mundo

Irã diz que deixar tratado nuclear é uma das muitas opções após movimento dos EUA sobre sanções

28 abr 2019 - 11h32
Compartilhar
Exibir comentários

O Irã afirmou neste domingo que pode suspender um tratado contra a disseminação de armas nucleares depois que os Estados Unidos endurecerem as sanções, enquanto um general iraniano disse que a Marinha norte-americana está interagindo como antes com uma unidade militar de elite.

As tensões entre Teerã e Washington aumentaram desde que o governo do presidente Donald Trump retirou-se no ano passado de um acordo nuclear internacional com o Irã em 2015 e começou a aumentar as sanções.

No início deste mês, os EUA colocaram na lista negra a Guarda Revolucionária de elite do Irã (IRGC) e exigiram que compradores de petróleo iraniano parem de comprar até maio ou enfrentem sanções.

"As escolhas da República Islâmica são numerosas, e as autoridades do país estão considerando-as ... e deixar o TNP (Tratado de Não-Proliferação Nuclear) é uma delas", afirmou o ministro das Relações Exteriores, Mohammad Javad Zarif, ao site estatal IRIB.

O Irã ameaçou no passado deixar o TNP, quando Trump se retirou do acordo de 2015 com as potências mundiais - Estados Unidos, Rússia, China, Alemanha, Reino Unido e França.

Separadamente, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas iranianas disse que o IRGC - que garante a segurança nas águas do Golfo e o Estreito de Hormuz para o Irã - não observou qualquer mudança no comportamento dos militares norte-americanos em relação à elite depois da lista negra.

"Os navios de guerra norte-americanos são obrigados a responder ao IRGC na passagem do Estreito de Hormuz ... e até ontem eles responderam às perguntas do IRGC, e nós não vimos mudanças em seus procedimentos", disse o major-general Mohammad Baqeri no domingo segundo a agência de notícias semi-oficial Fars.

A tenente Chloe Morgan, porta-voz do Comando Central das Forças Navais dos EUA, disse neste domingo que "o Estreito de Ormuz é uma via marítima internacional. Ameaças para estreitar o estreito impactam a comunidade internacional e minam o livre fluxo do comércio".

"Os EUA, junto com nossos aliados e parceiros, estão comprometidos com a liberdade de navegação e permanecem bem posicionados e posicionados para preservar o fluxo livre do comércio, e estamos preparados para responder a quaisquer atos de agressão", disse Morgan em comunicado enviado por email, sem se referir à interação com forças do IRGC.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade