PUBLICIDADE

Mundo

Irã detém vários estrangeiros, incluindo diplomata sênior britânico, por suposta espionagem, diz TV estatal

6 jul 2022 - 18h29
Compartilhar
Exibir comentários

A Guarda Revolucionária do Irã deteve vários cidadãos estrangeiros, incluindo o segundo diplomata britânico mais importante em Teerã, por supostos atos de espionagem, como retirar amostras do solo em áreas restritas, informou a televisão estatal nesta quarta-feira.

A TV não informou se os detidos ainda estavam sob custódia. O Reino Unido disse que os relatos eram "completamente falsos".

"Esses espiões estavam retirando amostras da terra na região central do deserto do Irã, onde exercícios de mísseis aeroespaciais da Guarda Revolucionária eram realizados", disse a emissora de televisão estatal do país

A TV mostrou imagens de Giles Whitaker e sua família na região central do Irã, nas quais o diplomata britânico parecia estar recolhendo amostras do solo. A emissora disse que foi perto de uma região onde estavam sendo realizados testes de mísseis.

"Whitaker foi expulso (da região) após se desculpar", disse a reportagem da televisão.

Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido disse: "Relatos da prisão de um diplomata britânico no Irão são completamente falsos".

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade