PUBLICIDADE

Mundo

Irã apresenta sistema de radar de defesa aérea "melhorado"

10 ago 2019 - 16h29
Compartilhar
Exibir comentários

O Irã apresentou, neste sábado, o que autoridades dizem ser um sistema de radar atualizado localmente, com um alcance de 400 quilômetros que poderia ajudar na defesa contra mísseis balísticos e de cruzeiro e drones. 

O anúncio ocorre em um momento de tensões crescentes entre Irã e Estados Unidos. O Irã derrubou um drone de vigilância militar dos Estados Unidos no Golfo com um míssil terra-ar, em junho. Teerã disse que o drone estava sobre o seu território, mas Washington alega que estava em espaço internacional. 

A TV pública mostrou o Falaq, um radar móvel e um veículo que recebe o centro de controle, que seria uma versão melhorada do Gamma, sistema que especialistas militares afirmaram ser de origem russa. 

Analistas militares do Ocidente dizem que o Irã frequentemente exagera a capacidade de suas armas, embora preocupações sobre o seu programa de míssil balístico de longo alcance tenham contribuído para que Washington abandonasse no ano passado o pacto que o Irã havia selado com potências mundiais em 2015, de controlar suas ambições nucleares em troca do alívio de sanções econômicas. 

"O sistema tem alta capacidade e pode detectar todos os tipos de mísseis de cruzeiro e balísticos e drones", afirmou o general-brigadeiro Alireza Sabahifard, comandante das defesas aéreas do Exército, segundo a agência de notícias semioficial Mehr. 

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade