PUBLICIDADE

Mundo

Irã anuncia a substituição da francesa Total pela chinesa CNPC em projeto de gás

25 nov 2018 - 10h50
Compartilhar
Exibir comentários

A estatal chinesa CNPC substituiu a francesa Total no projeto multibilionário iraniano de gás em South Pars, afirmou o ministro iraniano do Petróleo, Bijan Zanganeh, segundo a agência de notícias ICANA, neste domingo.

"A CNPC da China substituiu oficialmente a Total na 11ª fase de South Pars, mas ainda não iniciou as operações. As negociações precisam ser realizadas com a CNPC... sobre quando irá inicia-las", disse Zanganeh à ICANA, sem dar mais detalhes.

A Total, que tinha participação de 50,1 por cento no projeto, e a CNPC não puderam ser contatadas imediatamente para comentar o assunto.

A companhia francesa disse em agosto que havia dito às autoridades iranianas que se retiraria do projeto de gás South Pars após o Irã falhar ao tentar obter uma isenção das sanções dos EUA.

Em maio, fontes da indústria disseram que a CNPC estava pronta para assumir a participação da Total no projeto.

O campo offshore, que o Irã chama de South Pars e o Qatar, de North Field, abriga as maiores reservas de gás natural do mundo já encontradas em um só lugar.

A CNPC já detém uma participação de 30 por cento no campo gigante, enquanto a PetroPars, subsidiária da National Iranian Oil Company, detém os 19,9 por cento restantes.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade