PUBLICIDADE

Mundo

Irã alerta forças estrangeiras para ficarem fora do Golfo

Presidente pediu união na região diante da presença dos EUA

22 set 2019 - 16h45
(atualizado às 16h59)
Compartilhar
Exibir comentários

Após a decisão dos Estados Unidos de enviar tropas para ajudar a defesa aérea e de mísseis na Arábia Saudita, depois do ataque sofrido na petroleira Aramco, o Irã alertou as "forças estrangeiras" para ficarem longe do Golfo Pérsico e anunciou que apresentará um plano de paz regional às Nações Unidas para garantir a segurança "do Golfo Pérsico, do estreito de Ormuz e do mar de Omã". A medida foi anunciada neste domingo (22) pelo presidente iraniano, Hassan Rohani, e deve ser levada para a Assembleia Geral da ONU, que acontece na próxima semana em Nova York.

Irã alerta forças estrangeiras para ficarem fora do Golfo
Irã alerta forças estrangeiras para ficarem fora do Golfo
Foto: Ansa / Ansa - Brasil

    A expectativa é de que seja uma "iniciativa que envolverá os países da região para formar uma coalizão que garanta segurança", porque o Golfo vive um "momento sensível de importância histórica".

    "Os inimigos continuam mentindo e declaram que são eles que garantem o segurança. Mas se eles estão dizendo a verdade, por que tiveram que enviar tantas armas perigosas para a área?", questionou Rohani.

    Para o presidente do Irã, "a presença de forças estrangeiras na região, sob o pretexto de lidar com a segurança, trouxe apenas insegurança e infortúnio". Rohani ainda convidou as "forças estrangeiras para deixar a região".

    Ontem (21), o chefe da Guarda Revolucionária do Irã, Hossein Salami, já havia afirmado que seu país está pronto para destruir qualquer nação que lançar um ataque ao seu território.

    A declaração foi dada um dia depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aprovou o envio de mais militares para apoiar a Arábia Saudita, rival do Irã, em meio ao aumento da tensão no Oriente Médio. Em meio à polêmica, o republicano disse que não tem intenção de se encontrar com representantes do Irã, fora da reunião das Nações Unidas.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade