PUBLICIDADE

Mundo

Irã acusa Israel de ataque contra planta nuclear de Natanz

Tensão entre os dois países está alta nas últimas semanas

12 abr 2021 - 12h53
(atualizado às 13h08)
Compartilhar
Exibir comentários

O Irã acusou nesta segunda-feira (12) o governo de Israel de ter realizado um ataque contra o centro nuclear de enriquecimento de urânio em Natanz, em incidente ocorrido neste domingo (11). A planta ficou sem energia por várias horas, mas não houve registros de vazamentos.

Centro nuclear de Natanz ficou sem energia elétrica por algumas horas neste domingo
Centro nuclear de Natanz ficou sem energia elétrica por algumas horas neste domingo
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Segundo a Inteligência iraniana, "a pessoa que causou a interrupção da corrente elétrica" na origem do ataque foi identificada e "as medidas necessárias para prender o acusado foram tomadas". Os iranianos ainda prometeram uma "vingança" no "momento oportuno".

Em audiência na comissão de Segurança Nacional e para a Política Externa, o ministro das Relações Exteriores, Mohammad Javad Zarif, afirmou que a "sabotagem" de Israel reforçará Teerã nas negociações para o retorno dos Estados Unidos ao acordo nuclear.

O documento foi firmado por Barack Obama em 2015, mas três anos depois, o então presidente Donald Trump retirou o país do pacto e voltou a impor sanções unilaterais.

Zarif falou sobre o andamento das negociações de Viena para a possível volta norte-americana e disse que as conversas serão retomadas na quarta-feira (14).

"Se achavam que o incidente ia colocar-nos numa situação de desvantagem das negociações, deviam entender isso: que esse ato desesperado tornará a nossa posição ainda mais forte", disse o ministro.

Nas últimas semanas, a tensão entre iranianos e israelenses voltou a subir com mútuas acusações de ataques e lançamentos de mísseis contra bases militares. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade