PUBLICIDADE

Mundo

Inundações matam 324 na Índia

Chuvas são as piores dos últimos 80 anos no país

17 ago 2018 - 12h45
(atualizado às 13h09)
Compartilhar
Exibir comentários

Pelo menos 324 pessoas morreram nas inundações que atingem os estado de Kerala, no sul da Índia, há oito dias e já são as piores dos últimos 80 anos no país.

Essas são as piores chuvas dos últimos 80 anos no país.
Essas são as piores chuvas dos últimos 80 anos no país.
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Pinarayi Vijayan, governador do estado, definiu a situação como "extremamente grave" e informou que cerca de 220 mil pessoas tiveram de ser deslocadas para 1568 abrigos montados pelo governo. Vijayan ainda informou que 80 barragens foram abertas para dar vazão à água.

Segundo o serviço de meteorologia local, são esperadas novas tempestades para o fim de semana, apesar de as chuvas terem diminuído nas últimas 24 horas. Foram enviadas para a região 68 equipes do Exército, 28 da Marinha, 39 da Defesa Civil indianos para trabalhar operações de resgate. As equipes utilizam helicópteros e barcos para regatar as centenas de vítimas que ficaram ilhadas nos tetos de suas casas. "Todas as pessoas ilhadas serão salvas até esta noite. Estou confiante que podemos fazer isso", disse Vijayan durante entrevista coletiva.

Muitas áreas já enfrentam escassez de combustível pelo bloqueio das estradas e hospitais estão com falta de cilindros de oxigênio e medicamentos. O aeroporto de Kochi, importante terminal de cargas local, ficará fechado até o próximo dia 26. As fortes chuvas dos últimos oito dias também provocaram deslizamentos e quedas de pontes, além de terem interrompido o serviço de trens da região.

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, deve visitar a área ainda hoje e fará uma inspeção aérea no local no sábado de manhã. "Conversei com o governador Vijayan há pouco. Discutimos sobre as inundações no estado e revisamos as operações de resgate. Mais tarde, irei a Kerala para ficar a par da situação", escreveu o chefe de Estado, no Twitter.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade