PUBLICIDADE

Mundo

Inquérito sobre explosão em Beirute pode levar Líbano a nova crise

13 out 2021 - 13h23
Compartilhar
Exibir comentários

A tensão crescente a respeito de um inquérito judicial sobre a explosão do ano passado no porto de Beirute ameaça lançar o Líbano em mais uma crise política, testando o novo governo do primeiro-ministro Najib Mikati no momento em que este luta para tirar o país de um colapso econômico.

Destruição provocada por explosão em Beirute
27/07/2021
REUTERS/Mohamed Azakir
Destruição provocada por explosão em Beirute 27/07/2021 REUTERS/Mohamed Azakir
Foto: Reuters

Mais de um ano desde que a explosão abalou Beirute, matando mais de 200 pessoas, os esforços do juiz Tarek Bitar para responsabilizar autoridades graduadas por uma suposta negligência estão enfrentando uma reação política cada vez maior.

Acredita-se que ministros alinhados aos políticos que Bitar tenta ouvir pedirão o afastamento do magistrado em uma reunião de gabinete nesta quarta-feira. No dia anterior, o tema interrompeu uma sessão tumultuada.

Mas a sessão foi adiada até que se acertem os termos para lidar melhor com a desavença em relação ao juiz, disse uma fonte oficial à Reuters.

Trata-se de uma grande distração que pode minar Mikati, que tomou posse no mês passado depois de mais de um ano de disputas a respeito de vagas no gabinete, enquanto o Líbano afunda ainda mais em uma das piores depressões econômicas do mundo, dizem analistas.

A tensão também sublinha a grande influência do Hezbollah, grupo xiita fortemente armado e apoiado pelo Irã que pede que Bitar seja substituído, acusando-o de realizar um inquérito politizado que se concentra em determinadas pessoas.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade