PUBLICIDADE

Mundo

Inquérito sobre Capitólio se volta para inspetor-geral

Comitê de Administração da Câmara dos Deputados ouvirá um depoimento de Michael Bolton

15 abr 2021 - 09h57
(atualizado às 10h34)
Compartilhar
Exibir comentários

O inquérito do Congresso dos Estados Unidos sobre falhas de segurança que permitiram o ataque fatal ao Capitólio em janeiro, cometido por apoiadores do ex-presidente Donald Trump, voltou-se nesta quinta-feira para o inspetor-geral do departamento de polícia encarregado de proteger a sede da democracia norte-americana.

Apoiadores de Donald Trump atacam prédio do Congresso dos EUA
06/01/2021 REUTERS/Leah Millis
Apoiadores de Donald Trump atacam prédio do Congresso dos EUA 06/01/2021 REUTERS/Leah Millis
Foto: Reuters

O Comitê de Administração da Câmara dos Deputados ouvirá um depoimento de Michael Bolton, inspetor-geral da polícia do Capitólio dos EUA que lidera a investigação sobre o preparo do departamento e sua reação aos episódios de violência do dia 6 de janeiro.

Estes inquéritos internos recomendaram que a polícia do Capitólio aprimore de imediato suas operações de inteligência e intensifique a prontidão de uma unidade que se ocupa de distúrbios civis.

Trump e alguns de seus colegas republicanos tentam minimizar o ataque, em que centenas de seus apoiadores invadiram o Capitólio na tentativa de interromper a certificação da vitória eleitoral do presidente, Joe Biden, no Congresso.

Cinco pessoas morreram, incluindo Brian Sicknick, membro da polícia do Capitólio, e muitos outros policiais sofreram ferimentos. Parlamentares foram obrigados a se abrigar em salas seguras enquanto as forças da lei combatiam os invasores.

Um resumo do relatório de Bolton ao Congresso apontou que a Unidade de Distúrbios Civis da polícia do Capitólio estava operando no dia "em um nível reduzido de prontidão" e que o departamento precisa melhorar seu manuseio de armas, munições e escudos.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade