PUBLICIDADE

Mundo

Infraestrutura precária e possível cobrança de royalties: a produção de energia eólica no Brasil

País é hoje o oitavo maior produtor de energia eólica do mundo

31 mai 2018 - 15h02
(atualizado às 15h10)
Compartilhar
Exibir comentários

GALINHOS, Rio Grande do Norte - De noite, luzes piscando enchem o céu, e o som sibilante das pás que giram sem parar está em toda parte - lembrando continuamente da abundante presença do vento nestas partes da costa brasileira do Atlântico e seu aproveitamento como recurso natural. Ao romper do dia, as torres que se elevam a mais de 120 metros despontam lá no alto, acima das árvores.

Neste lado do Atlântico, o vento sopra incessantemente e quase sempre em uma só direção, proporcionando ao Brasil um fluxo constante de produção de energia. O país é hoje o oitavo produtor mundial de energia eólica, segundo o Global Wind Energy Council, uma organização setorial, com fazendas eólicas operadas pela Weg, Siemens Gamesa, Wobben Windpower e outras.

Entretanto, os investidores estão cautelosos, porque a construção das linhas de transmissão é lenta e a infraestrutura escassa encarece o custo das obras. Agora, alguns parlamentares estão propondo a cobrança de um imposto sobre a energia solar e eólica.

A cerca de um quilômetro de distância da praia, a visão das turbinas lembra aos moradores da área rural as possibilidades e o impacto deste setor da economia.

Na praia do Morro dos Martins, Damião Henrique, 70, fez uma ligação para acionar a bomba que agora lhe permite regar sua pequena plantação de feijão. Pescador e agricultor, ele teve de deixar a faixa de terra que ocupava há muito tempo e se instalou a poucos metros da praia para deixar o lugar à fazenda eólica.

"Para mim está tudo bem", ele disse. "Como indenização, a companhia me fornece energia, e agora posso regar meu feijão com a maior facilidade".

Mas segundo outros moradores, os benefícios prometidos não se concretizaram.

"O prefeito disse que teríamos escolas", falou Maria Venus, 47, proprietária de um mercadinho no Morro dos Martins. "Eles abriram uma escola de música para a comunidade, distribuíram alguns violões para a gente, e depois de um ano não aconteceu mais nada".

Além disso, há o barulho.

"Ah, sim", ela comentou, "também deixaram este barulho que nunca para".

A nordeste de Galinhos, empresas contratadas para a Copel, a companhia elétrica do Estado do Paraná, estão construindo a enorme fazenda eólica de Cutia. Quando estiver concluída, suas 149 turbinas serão o projeto mais importante da companhia no Estado do Rio Grande do Norte.

Em Galinhos, os jovens anunciaram o baile do aniversário da cidade com uma carreata de buggies de praia que dos alto falantes convocavam a população para as comemorações.

Na porta de uma escola prestes a desmoronar, onde antes se alojava, José Neto, 70, pescador, acendeu um cigarro enquanto apreciava o pessoal se divertindo. "Sei pouco sobre impostos, mas se eles os usarem para a nossa cidade, será muito bom", comentou a respeito da proposta de cobrança de impostos. "Nós somos tão humildes que qualquer coisinha de nada é de grande ajuda para a gente".

Edton Barbosa, 56, técnico aposentado em prospecção de petróleo do estado de Minas Gerais, também olhava. Ele falou que era bom que os políticos pensassem em cobrar pelo vento. "Ajudará a desenvolver este lugar", ele disse, "como os royalties do petróleo estão fazendo em outros lugares".

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade