O vulcão
O vulcão Puyehue faz parte do complexo vulcânico Puyehue-Cordón Caulle, na Cordilheira dos Andes, no sul do Chile. O complexo Puyehue-Cordón Caulle se estende ao longo de 15 km entre as regiões de Los Lagos e de Los Rios, cerca de 950 km ao sul de Santiago. O complexo ocupa a região geotérmica mais ativa do sul dos Andes. O vulcão Puyehue tem mais de 2,2 mil metros de altura.
Erupção mais recente
O vulcão Puyehue entrou em erupção pela última vez no dia 4 de junho de 2011. O governo chileno ordenou que cerca de 3,5 mil moradores evacuassem a região. O vulcão passou a emitir uma nuvem de fumaça que se espalhou pela América do Sul, o que prejudicou o tráfego aéreo na Argentina, Uruguai, Paraguai e Brasil. Em Buenos Aires, houve queda de cinzas. Autoridades passaram a monitorar a superfície do vulcão devido ao risco de deslizamentos. Especialistas expressaram sua preocupação com a "nuvem" de cinzas e gases expelida pelo vulcão que se aproxima do solo, chamada de fluxo piroclástico, que, segundo eles, é mais perigosa do que a lava.
Últimas erupções
O vulcão Puyehue já entrou em erupção 26 vezes, segundo registros do Global Volcanism Program. Em 1960, houve uma grande erupção provocada por um terremoto de 9,5 graus na escala Richter - o mais forte já registrado na história. Nos últimos 100 anos, o vulcão chileno entrou em erupção em 1990, 1960, 1934, 1929, 1921, 1919 e 1914.