O vulcão
O Eyjafjallajokull, também conhecido como Eyjafjoll, tem o mesmo nome da geleira que o cobre. A cratera do vulcão tem de 3 a 4 km de diâmetro, e a geleira se estende por mais de 100 km². O Eyjafjallajokull tem mais de 1,6 mil metros de altura, e é menos ativo do que vários outros vulcões islandeses. Seu nome é formado por três palavras em islandês, e pode ser traduzido como "geleira das montanhas das ilhas".
Erupção mais recente
O vulcão Eyjafjallajokull entrou em erupção pela última vez em 20 de março de 2010, mas foi em abril que a nuvem de cinzas começou a atrapalhar o tráfego aéreo europeu. Depois que vários aeroportos fecharam em diferentes países, o espaço aéreo da Europa foi fechado - o que também prejudicou voos para outros países, inclusive o Brasil. Ao todo, mais de 100 mil voos foram cancelados devido ao vulcão Eyjafjallajokull. Os prejuízos provocados pela erupção são calculados em US$ 2 bilhões (mais de R$ 3 bilhões).
Últimas erupções
Há cinco registros de erupções do vulcão Eyjafjallajokull, segundo o Global Volcanism Program. Antes de 2010, o vulcão entrou em atividade explosiva pela última vez em 1821. Durante a erupção de dois anos, houve uma enchente glaciar (chamada pelos islandeses de "jökulhlaups"), resultante do derretimento da geleira. Foram registradas erupções do Eyjafjallajokull também em 1612, 920 e 550.