Chile - Chaitén

O vulcão
O vulcão Chaitén fica na Cordilheira dos Andes, perto de uma cidade com o mesmo nome, capital da província de Palena, no sul do Chile. Ele fica a cerca de 1,2 mil km da capital chilena, Santiago. O vulcão tem mais de 1,1 mil metros de altura, e está perto de regiões povoadas.

Erupção mais recente
Em maio de 2008, o vulcão Chaitén entrou em erupção, obrigando mais de 5 mil moradores a deixaram a região da cidade de Chaitén. Em poucos dias, a nuvem de cinzas se espalhou para outras regiões chilenas e para a Argentina, e o governo determinou uma evacuação total. Houve a formação de fluxo pirocrástico, que é a "nuvem" de cinzas e gases expelida pelo vulcão que se aproxima do solo, o que aumentou o risco à população que se negava a sair da região. As cinzas que caíram deram a Chaitén o aspecto de uma cidade-fantasma.

Últimas erupções
Antes da erupção de 2008, o vulcão Chaitén havia ficado adormecido por cerca de 10 mil anos. Segundo o Global Volcanism Program, a forte atividade de 2008 é o único registro histórico de erupção do vulcão chileno.