PUBLICIDADE

Mundo

Indonésia diz que Putin e Xi irão a cúpula do G20

EUA não queriam que o presidente russo fosse convidado

19 ago 2022 - 07h51
(atualizado às 08h12)
Compartilhar
Exibir comentários

A Indonésia anunciou nesta sexta-feira (19) que os presidentes da China, Xi Jinping, e da Rússia, Vladimir Putin, participarão da próxima cúpula de líderes do G20.

Vladimir Putin e Xi Jinping durante cúpula do Brics em Brasília, em novembro de 2019
Vladimir Putin e Xi Jinping durante cúpula do Brics em Brasília, em novembro de 2019
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A reunião acontecerá nos dias 15 e 16 de novembro, em Bali. "Xi Jinping vai vir. O presidente Putin também me disse que virá", afirmou o presidente indonésio, Joko Widodo, em entrevista à Bloomberg.

A participação de Putin no G20 seria uma derrota para o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que cobrava que o líder russo não fosse convidado, apesar de Moscou fazer parte do grupo.

A cúpula de Bali pode ser o primeiro encontro presencial entre Putin e líderes ocidentais desde o início da guerra na Ucrânia, em 24 de fevereiro.

O Kremlin diz que Putin e Widodo conversaram sobre o G20 em um telefonema na última quinta-feira (18), mas ainda não confirma a participação do mandatário.

A Indonésia também convidou o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, que ainda não disse se irá participar. "Queremos ser amigos de todo mundo, não temos problemas com nenhum país", declarou Widodo à Bloomberg.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade