PUBLICIDADE

Mundo

Índia financiará reforço de produção de fabricantes de vacinas devido a escassez

19 abr 2021 - 16h17
Compartilhar
Exibir comentários

O governo da Índia aprovou uma concessão equivalente a 610 milhões de dólares para os fabricantes de vacinas contra Covid-19 Instituto Serum da Índia (SII) e Bharat Biotech para reforçar a capacidade produtiva agora que as infecções estão se disseminando em velocidade recorde, disse seu ministro das Finanças.

Profissional de saúde aplica dose de vacina contra Covid-19 em Mumbai, Índia
16/01/2021
REUTERS/Francis Mascarenhas
Profissional de saúde aplica dose de vacina contra Covid-19 em Mumbai, Índia 16/01/2021 REUTERS/Francis Mascarenhas
Foto: Reuters

O SII, o maior fabricante mundial de vacinas, incluindo a da AstraZeneca, receberá 400 milhões de dólares deste total, disse Nirmala Sitharaman à rede de notícias CNBC-TV18 nesta segunda-feira.

O governo central está tendo dificuldade para atender a procura de muitos Estados pela vacina em meio a um aumento exponencial de casos de coronavírus no país de 1,3 bilhão de habitantes.

A Índia já administrou mais de 112 milhões de doses da vacina da AstraZeneca, a maior quantidade em todo o mundo, apesar das preocupações com o fato de que algumas pessoas de outros países desenvolveram coágulos sanguíneos depois de receberam a vacina.

O SII pediu os fundos para aumentar sua capacidade mensal dos 70 milhões de doses atuais para 100 milhões até o final de maio.

"Está claro para nós que daremos todo e qualquer apoio necessário para desenvolver e fortalecer a disponibilidade de vacinas em nosso país", disse uma fonte do governo, que não quis se identificar por não estar autorizada a falar publicamente sobre o tema.

Dada a disparada da procura doméstica, qualquer financiamento governamental dificilmente ajudará a aliviar a queda de exportações de vacina. A Índia adiou grandes remessas neste mês, exportando somente cerca de 2 milhões de doses --entre o final de janeiro e março foram 64 milhões de doses.

O SII, que em breve também começará a fabricar a vacina contra Covid-19 da Novavax, não respondeu a um pedido de comentário da Reuters. A Bharat Biotech não respondeu fora do horário comercial.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade