PUBLICIDADE

Mundo

Índia apresenta projeto para punir estupradores com a morte

Medida é consequência de protestos contra violência sexual

21 abr 2018 - 10h20
(atualizado às 15h04)
Compartilhar
Exibir comentários

O governo da Índia, chefiado pelo primeiro-ministro Narendra Modi, apresentou um projeto para punir com a pena de morte condenados por estupro contra meninas menores de 12 anos.

Protesto contra estupro de menor de idade em Bangalore, na Índia
Protesto contra estupro de menor de idade em Bangalore, na Índia
Foto: EPA / Ansa - Brasil

A medida, que ainda precisa do aval do presidente Ram Nath Kovind e do Congresso, é consequência dos protestos populares pelo estupro e assassinato de uma criança de oito anos no estado de Jammu e Caxemira. Além disso, um parlamentar governista é acusado de violência sexual contra uma menina em Uttar Pradesh.

Apesar de ainda precisar da aprovação do Congresso, que terá seis meses para avaliá-lo, o projeto poderá começar a ser usado imediatamente para instruir processos. Casos de estupro de menores são recorrentes na Índia, sendo que um dos últimos, na madrugada de sexta-feira (20), vitimou uma recém-nascida.

O corpo foi encontrado no subsolo de um edifício em Indore, no estado de Madhya Pradesh, e um jovem de 21 anos foi preso pelo crime. Segundo a ONG Child Rights and You ("Direitos das Crianças e Você", em tradução livre), a cada 15 minutos uma criança ou adolescente sofre violência sexual na Índia.

"Houve um significativo aumento de mais de 500% em uma década nos delitos contra menores, com 106.958 casos registrados em 2016, contra 18.967 em 2006", diz um relatório da entidade. 

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade